eu estava olhando o meu twitter essa manha e me deparei com update da lencia sobre um blog a respeito do filme 2001 do stanley kubrick e resolvi olhar pra ver cole o pastel. e me deparei cm uma tese de mestrado (literalmente) mas que explicava alguns elementos do filme.
Primeiro lugar era sobre a intertextualidade (coisa que eu jah sabia) e algumas coisas que eu nao sabia, como a referencia a wicca quando aparece a lua escondendo o sol. obvio, nao posso me esquecer do computador HAL, ele sempre me deu um medao quando ele começava a dizer I'm tired... . Pode ser tambem uma premoniçao de que o mundo seria dominado pelo computador em um futuro nao muito distante, seria uma premoniçao sobre os tempos modernos??
Mas eh no inicio do filme que praticamente resume essa obra prima do cinema, contando o nascimento do homem e como que eles faziam pra se virar sem os recursos de hoje em dia, utilizando pedras e ossos de animais e tambem o sol aparecendo no horizonte significando vitoria. Kubrick faz refrencia ao livro Assim falou Zarathrusta de Nietzsche em que ele se refere aos seres humanos como uma forma transicional entre macacos e o que Nietzsche chamou de Übermensch, literalmente "além-do-homem", normalmente traduzido como super-homem. A musica eh outro elemento maravilhoso, a opera tem o mesmo nome do livro de Nietzsche e foi composta por Richard Strauss, com direito a climax da opera quando o macaco quebra ossos, msotrando força.
a cena mais maravilhosa do cinema
filme pro feriadao?? SIM!! pq nao olhar esse filme com outros olhos depois de ler esse blog, pode ser uma otima ferramente pra estudos filosificos ou cabeçudos que passam o dia inteiro escutando pink floyd (meddle saiu na mesma epoca do filme) e tambem pra brincar um pouco de literatura comparada (joao manuel baixou por aki) e claro, quando se tem cabeça pra isso... hehehe
beijos e bom feriado a tds!!
Ninio dizia que "O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele", a transição do homem para o super-homem, se passa do camelo em leão e o leão em bebe, que fica claro durante o filme no seu final quando o protagonista vira um homem velho e então volta a ser uma criança. a ópera que dá ínico ao filme foi composta para o livro. escutei ela em muitas aulas. sem duvidas se trata de um livro a ser lido e um filme a ser assistido.
beijão!
Assino embaixo do excelente comentário da Aline Dias, esse filme é repleto de significados, eu acho que Kubrick foi apenas um mensageiro como o Deus Mercúrio, que fazia a correspondência entre os Deuses e os homens e mulheres... Sempre me perguntei, extrapolando agora, pois que isso faz parte de nossa natureza, se um espírito também poderia, além de um corpo material "biológico", reencarnar em um corpo material "cibernético"... Se possível, o Hal poderia vir a se tornar uma realidade no futuro... Beijocas Vivian, excelente post!
2001 é um filme para poucos, assim como era seu diretor. que legal que minha indicação rendeu algo mais, vivi! ótimo post. beijão