essa semana academica a qual essa pessoa que vos (segundo o marcos bagno essa pessoa nao existe mais) escreve trabalhou como monitora, teve como tema a palavra. mas um dos temas que tomou conta dessa semana foi a reforma ortografica. eu sou completamente a favor dessa reforma, visto que facilita e muito a nossa vida (de professor) e de aluno. muito acentos, principalmente os diferencias, irao sumir; a famigerada trema tbm e algumas letras mudas, que existem em portugal como no caso de facto, acto irao pro ralo. o bom eh que soh muda a morfologia, a grafia da palavra e nao a fonologia ou seja, a forma como ela eh falada, ja que a lingua falada eh bem mais dificil de ser modificada apenas fazendo essas reformas. eu que sou (futura) professora de ingles nao terei que me procupar com os erros ortograficos. Mas vale frizar que a reforma soh se concretiza em 2012 e que ate lah serao aceitas as duas grafias, como falta de acento e trema.
aconteceram varias reformas ao longo do seculo, a ultima tinha sido nos anos 70 em que muitos acentos (eles acabam sendo a principal vitma das reformas... hehehehe). por exemplo, outro dia abri um exemplar da claudia cozinha dos anos 70 e me deparo com o acento circunflexo na palavra ovo ---------> ôvo. confesso que fiquei espantada, apesar do primeiro o ser mais fechado que o segundo. mas vai saber a ansia dos linguistas da epoca sobre essa reforma. outra coisa que me pergunto eh se o brasil participou de alguma reuniao sobre essa reforma?? ou estamos achando que a nossa brasilidade enquanto lingua nao vale nada?? os diferentes sotaques existem em todos so lugares desse mundao de deus... mas eu me identifico muito com a diversidade de sotaques que temos no brasil. mas o importante eh que os que se dizem entendidos da lingua (os linguistas extremamente quadrados) compreendao o quao importante eh essa reforma e no bem que ela vai fazer aos alunos que tantam penam pra escrever.
axo que vou fazer alguma coisa na area na linguisitica, esse texto ficou um pouco bagnista e pena que sou do ingles, nunk pensei que o mundo do portugues fosse ser muito interessante.
por hj eh soh...
kisses a tds!!
Olha, eu não concordo com a reforma.
Ponto!
Eu penso, em minha ignorância, que preocupar-se - ou melhor, ocupar-se de ter cuidado - com ortografia não deveria ser uma atitude apenas dos professores de português.
Deveria ser a atitude de qualquer pessoa que põe a mão em um lápis, ou caneta ou teclado para escrever.
E flor, toma cuidado, pois erros ortográficos acontecem no inglês também... Aliás, em qualquer língua! :(
Mas eu entendi o que estavas querendo dizer: te referias aos erros ortográficos de português, certo?
Quanto à reforma ortográfica eu não posso dizer que gosto, desgosto, aprovo ou reprovo-a... pois simplesmente não compreendo a razão de ser da mesma!
Eu nunca tive problemas para ler textos no português de Portugal ou em algum dos outros "portugeses" existentes no mundo. E nunca ouvi falar de alguém tivesse tal problema...
[Espero que meu comentário não tenha soado ofensivo de alguma maneira, não foi minha intenção.]
bjos Vivs
Reformas ortográficas sempre existiram. Sempre.
Se não fosse assim, estariamos escrevendo "ôvo" e "pharmacia" ainda!!!!!
Totalmente a favor!
Poderiam ter acrescentado mais coisas na lista, mas tudo bem.
Só é triste, algumas coisas termos que nos submeter ao português de Portugal...
Beijocas!!
Vou te repetir aqui o que venho dizendo no Fotolog, e não fica brava, se possível...
Eu sou contra a reforma!!! Onde é que já se viu isso, uma mudança lingüística que vem de cima (Governo) pra baixo (falantes)??? Além disso, a maneira como nós escrevemos as coisas em Português Brasileiro é só nossa, não temos que adaptar nossa escrita por causa dessa tal de "interação entre os lusófonos"....isso é piada....imagina se nos EUA vão modificar a escrita pra se assemelhar ao inglês britânico? Nunca!!! A língua de um povo é soberana e não pode ser modificada por "decreto"! Além disso, desculpem-me os ícones da Sociolingüística, mas essa reforma só vai beneficiar àqueles que sempre tiveram problemas de ortografia, vários deles, aliás, estudantes de Letras que cometem erros terríveis ao redigir uma carta, por exemplo...
Isso é como "pesquisar no Google pra não ler revistas", "ver um filme pra não ler um livro" e por aí vai....a educação só piora e essa reforma vai contribuir mto com isso....
Fim. Silêncio!
visite-me em :
http://insanoscaminhos.blogspot.com
sou a favor de reformas ortográficas, mas não com essa em questão por um motivo muito simples: a língua evolui quando os usuários a tratam de forma diferente. o que parece que foi feito por um grande jogo político para agradar os países lusófonos, com concessões a ambos os lados, numa padronização que me soa bastante retrógrada e, arrisco a dizer, remetente aos tempos coloniais.
posso dizer que as "novas regras" são facilmente incorporáveis, visto que leio seguidamente livros em português europeu ou africano e palavras como "ideia" e "europeia" sem os acentos já não me estranham mais.
só não entendo a troca dos hífens. é desnecessário.
enfim, só acho que reforma lingüística deve ser conduzida por lingüistas, e feita pelo povo. ;)
beijo, Vivian!