• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
Blue Orange Green Pink Purple

Refrão de bolero. Todos iguais, mas uns mais iguais que os outros.

todas as minhas filosofias presentes...

Mia Couto


António Emílio Leite Couto, Mia Couto, nasceu em Moçambique, na cidade da Beira, em 5 de Julho de 1955. O pai, Fernando Couto, emigrante português natural de Rio Tinto, foi jornalista e poeta, pertencendo a círculos intelectuais, do tipo cineclubes, onde se faziam debates. Chegou a escrever dois livros que demonstraram preocupação social em relação à situação de conflito existente em Moçambique.

Mia Couto publicou os primeiros poemas no jornal Notícias da Beira, com 14 anos. Iniciava assim o seu percurso literário dentro de uma área específica da literatura – a poesia –, mas posteriormente viria a escrever as suas obras em prosa. A questão do género literário não é, de resto, a mais importante para este autor, em cuja escrita a prosa e a poesia se conjugam e que escreve "pelo prazer de desarrumar a língua".

Em 1972, foi para Lourenço Marques estudar medicina. A partir de 1974 enveredou pelo jornalismo, tornando-se, com a independência, repórter e director da Agência de Informação de Moçambique (AIM), da revista semanal Tempo e do jornal Notícias de Maputo. O jornalismo moçambicano atravessava nessa altura uma crise profunda e alguns profissionais questionavam a eficácia do seu trabalho. Mia Couto criou entre os jornalistas da época um estilo muito próprio, anunciando a ruptura que se verificaria depois na sua obra literária.

Durante muitos anos, o escritor viveu sob o fogo cruzado da guerra de libertação do seu país. De 1972 a 1975 (data da independência de Moçambique) participou na guerra como membro da Frelimo, a frente de libertação liderada por Samora Machel, o que o obrigou à clandestinidade.

Em 1985, regressou à Universidade de Eduardo Mondlane, em Lourenço Marques, para se formar em biologia. Em 1992, foi o responsável pela preservação da reserva natural da Ilha de Inhaca. Actualmente dedica-se a pesquisas nesse âmbito, exercendo também, como biólogo, a profissão de professor universitário, além de dirigir uma empresa de estudos sobre impacto ambiental.


Poesia

Estreou-se no prelo com um livro de Poesia - Raiz de Orvalho, publicado em 1983. Mas já antes tinha sido antologiado por outro dos grandes poetas moçambicanos, Orlando Mendes (outro biólogo), em 1980, numa edição do Instituto Nacional do Livro e do Disco, resultante duma palestra na Organização Nacional dos Jornalistas (actual Sindicato), intitulada "Sobre Literatura Moçambicana".

Em 1999, a Editorial Caminho (que publica em Portugal as obras de Mia) relançou Raiz de Orvalho e outros poemas que, em 2001 teve sua 3ª edição.

Contos

Depois, estreou-se nos contos e numa nova maneira de falar - ou "falinventar" - português, que continua a ser o seu "ex-libris". Nesta categoria de contos publicou:

Vozes Anoitecidas

Cada Homem é uma Raça

Estórias Abensonhadas

Contos do Nascer da Terra

Na Berma de Nenhuma Estrada

O Fio das Missangas

Crônicas

Para alem disso, publicou em livros algumas de suas crônicas que continuam a ser coluna num dos seminarios publicados em Maputo, capital de Moçambique.

Cronicando

O País do Queixa Andar

Pensatempos. Textos de Opinião

Romances

E, naturalmente, não deixou de lado a novela, tendo publicado:

Terra Sonâmbula

A Varanda do Frangipani

Mar Me Quer

Vinte e Zinco

O Último Voo do Flamingo

O Gato e o Escuro

Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra

O Outro Pé da Sereia



o que uma aula de literatura africana naum faz cm uma pessoa!!

aeaiejkaje

isso eh um lado bom, pq tu naum fika presa soh a lietratura basileira ou inglesa... eh um mundo maravilhoso que tive o prazer de descobrir...



brigada aulus!!





kisses a tds!!
Read More 1 Comment | | edit post

have you ever heard the funk carioca??



venho por meio deste blog reclamar da invasao de letras indecentes do funk... na verdade isso jah ocorre desde antigamente, mas parece que hoje em dia qualquer letra idiota faz sucesso... principalmente essa do CREU, que eh a coisa mais ridicula do mundo. que graça tem tu dançar com se estivesse fazendo sexo?? o pior eh ver as crianças nas ruas dançando isso e os pais achando td isso bonitinho... chega a ser deprimente as vezes... e qual eh o (unico) destino para as dançarinas?? posarem nuas, cm a foto da mulher melancia, onde ela pode mostrar seu bundao (literalmente, pois saum 1,20 soh de quadril)... isso sem falar nas letras de deturpam as mulheres, apologia a violencia domestica e por aih vai...
naum estou defendendo o erudito, ate pq o erudito as vezes me cansa, mas naum custa nada o povo prestar mais atençao onde escuta... e tbm vou aproveitar e fazer uma defesa ao ROCK, jah que mtas vezes o rock eh acusado de apologia a violencia, as drogas etc... senhores pais de familia: PRESTEM MAIS ATENÇAO NO QUE O TEU FILHO ESCUTA!! se estas feliz por ele naum escutar rock mas ele pode tah escutando algo pior... a midia mtas vezes alimentam esses funks cariocas (vele lembrar que o funk dos anos 60/70 saum miiiiiiiiiiiil vezes melhores)... ah, cansei!!

tah dando o recado!!

e a foto da playboy eh de proposito!
aehauehauhe

e vou ouvindo o johnny cash aki no LIG!

kisses a tds!!
Read More 4 velha a fiar | | edit post

BRAVO!!

hj eu li uma ediçao especial da Revista Bravo mostrando os 100 filmes essenciais, confesso que fikei mto feliz, visto que a maioria dos filmes citados sao os meus filmes favoritos. Tem diretores que aparece mais de ums vez: stanley kubrick aparece com tres filmes (laranja mecanica. 2001 e dr fantastico)... tem filmes pra tds os gostos, ate brasileiros (cidade de deus)... aih vai os 10 primeiros, alguns deles simplesmente estupendos!!
01 - CIDADÃO KANE (1941)
Direção: Orson Welles
Inventividade formal e narrativa são as chaves que fizeram o filme ocupar o lugar divino no céu da cinefilia.


02 - O PODEROSO CHEFÃO (1972)




Direção: Francis Ford Coppola
Saga da família no mundo do crime consolida marca autoral na Hollywood dos anos 1970.
03 - SINDICATO DE LADRÕES (1954)
Direção: Elia Kazan
Performance do protagonista transformou-se em modelo nas aulas de interpretação.

04 - UM CORPO QUE CAI (1958)
Direção: Alfred Hitchcock
Trama evolui para se tornar um tratado a respeito da imagem e da sedução que ela exerce sobre o espectador.

05 - CASABLANCA (1942)

Direção: Michael Curtiz
História de amor em tempos de guerra é um dos títulos mais cultuados de todos os tempos.
06 - OITO E MEIO (1963)


Direção: Federico Fellini.
Crise criativa conduz artista a romper amarras e a se lançar numa viagem estética sem bússola.
07 - LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)
Direção: David Lean
Épico ambientado no deserto explora, na forma de espetáculo, os limites do indivíduo alçado à estatura de herói.
(que foto mais tri essa aih)
08 - A REGRA DO JOGO (1939)
Direção: Jean Renoir
“Drama Alegre” traz modernização no modo de narrar e influencia a geração que criou a Nouvelle Vague.

09 - ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)





Direção: Sergei Eisenstein
Criador propôs a reinvenção da linguagem, por meio da montagem, para transmitir valores revolucionários.
10 - RASTROS DE ÓDIO (1956)
Direção: John Ford
A tragédia do homem branco no oeste selvagem norte-americano é traduzida em imagens memoráveis do emblemático Ethan feito por John Wayne.
vale lembrar que listas saum relativas, mas vou ter que concordar cm essa listinha... mtos dai saum filmes da minha vida, asssito varias vezes e sempre tenhu surpresas...
façam sua propria lista e seja feliz!!
kisses a tds!!
Read More 3 velha a fiar | | edit post

:/


naum me sinto mto bem em desabafar td o que tah acontecendo na minha vida no flog... por isso criei um desses pra ver se consigo, mas ainda sim naum sei... mas jah que toh começando a escrever... chuta que eh macumba!!

bom... tem acontecido uns problemas lah em casa, a minha irma colocou na cabeça de quer trabalhar pra ganhar dinheiro e isso tah tirando o sono e a sua sanidade. a minha familia tah ajudando ela e tal mas parece que tah td por agua abaixo... por mais que digamos que ela tem mais eh que estudar mas naum adianta... ela fala em se matar mas isso naum resolve...

a situaçao naum tah mole... eu toh sempre nervosa por isso... mas pelo menos consigo dormir... eu jah tive essas locuras (axo que td mundo pelo menos uma vez na vida jah teve), principalmente quando tu tah na faculdade, pq eh foda tu tah sempre (ou parece) que tah sem dinheiro pra fazer nada... eu doh graças a deus que os meus pais SEMPRE nos ajudam... eu tenho fe que ela vai sair dessa pois se eu vou fikar assim a cada nao que receber na minha vida eu vou virar po... :DD

mudando um poko de assunto... outro dia eu tava vendo um filme cm o heath ledger, eu senti um poko de falta... soh de pensar no dia em que a mana me chamou e me vi a noticia da morte dele me deu um soco no estomago... e fikei pensando: que droga... nunk mais eu vou poder ver a cara dele em algum filme... as vezes a morte nos prega cada coisa... mas naum vou colocar o heath num pedestal pq a morte dele foi da maneira mais estupida que tu pode fazer cm a sua vida... DROGAS, naum interessa se foi prescrita ou nao... que essa morte (e de mtas outras de famosos) sirvam de liçao para que isso naum se repita...

desculpem pelo desabafo... afinal, blog serve pra isso... aehaiehiahewe

ahhh... a foto do dark night naum foi aleatorea.... ebauehajbheas


kisses na boxexa de tds!!
Read More 5 velha a fiar | | edit post
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Color Paper

  • About
      About me. Edit this in the options panel.
  • [Quem sou eu]

    Minha foto
    vivian wrege
    satolep, RS, Brazil
    sou uma quase nerd, blogueira, estudante de ingles, amante da boa literatura, vinho, gastronomia e de cinema. amo historia. torcedora fevorosa do brasil de pelotas e do sport club internacional campeao de tudo,tento comentar sobre o futebol do findi. adoro brincar com fotografias, com os meus cuscos e estar sempre com a familia.
    Ver meu perfil completo

    [passado a limpo]

    • ► 2007 (34)
      • ► junho (3)
      • ► julho (12)
      • ► agosto (7)
      • ► setembro (8)
      • ► outubro (2)
      • ► novembro (1)
      • ► dezembro (1)
    • ▼ 2008 (84)
      • ► fevereiro (3)
      • ► março (1)
      • ▼ abril (4)
        • :/
        • BRAVO!!
        • have you ever heard the funk carioca??
        • Mia Couto
      • ► maio (20)
      • ► junho (13)
      • ► julho (3)
      • ► agosto (14)
      • ► setembro (11)
      • ► outubro (10)
      • ► novembro (4)
      • ► dezembro (1)
    • ► 2009 (36)
      • ► janeiro (1)
      • ► fevereiro (3)
      • ► março (3)
      • ► abril (3)
      • ► maio (1)
      • ► junho (8)
      • ► julho (3)
      • ► agosto (1)
      • ► setembro (3)
      • ► outubro (6)
      • ► novembro (2)
      • ► dezembro (2)
    • ► 2010 (7)
      • ► fevereiro (1)
      • ► abril (1)
      • ► maio (2)
      • ► junho (1)
      • ► agosto (2)
  • Search






    • Home
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • Edit

    © Copyright Refrão de bolero. todos iguais, mas uns mais iguais que os outros.. All rights reserved.
    Blogger Layout | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Studio House Design

    Back to Top